Turistando com a
Comunidade
Conforme consta no próprio Edital do chamamento público SEAC-RIO – Nº 002/2023, o projeto Turistando com a Comunidade, uma das estratégias de atuação do Programa Favela com Dignidade, visa evidenciar o compromisso político-social de direito à cidade, estimulado pela Secretaria Especial de Ação Comunitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da atenção especializada aos moradores de favelas e comunidades de nosso município.
O projeto tem por objetivo realizar ações que fomentem a socialização dos indivíduos, estimulando o empoderamento, a ampliação de repertórios, a criticidade e a conscientização solidária. O que será possível através da inserção em novas vivências e contextos positivamente transformadores, com o fito de contribuir para qualidade de vida e desenvolvimento de seus beneficiários.
Através deste projeto, o Instituto IEVA entende que a Secretaria Especial de Ação Comunitária busca disponibilizar – como forma de acesso à cultura e educação patrimonial – passeios turísticos gratuitos para moradores de diversas comunidades/favelas da cidade do Rio de Janeiro. Esses passeios são uma ferramenta de acesso ao Direito a Cidade, já que todos os moradores possuem o direito de desfrutar dos atrativos turísticos, culturais, ambientais e de lazer da cidade. O direito a cidade é um direito difuso e coletivo, de natureza indivisível, de que são titulares todos os habitantes da cidade, das gerações presentes e futuras. Direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis.
O Instituto IEVA, organização selecionada para executar o projeto, entende que o turismo acessível pode ser usado como um mecanismo de inclusão social, educação patrimonial e acesso à cultura para moradores de comunidades carentes da nossa cidade.