Parque

darke de mattos

O Instituto IEVA é adotante de parte do Parque Natural Municipal Darke de Mattos, localizado na Ilha de Paquetá, no interior da Baía de Guanabara. A adoção foi realizada através do Programa Adote.Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro. O parque é uma unidade de conservação e um patrimônio cultural tombado pela esfera municipal.

O parque é um ponto turístico de Paquetá. Possui uma trilha e dois mirantes, sendo o mais conhecido o Mirante do Morro da Cruz. Este mirante fica no Morro da Cruz, seu relevo apresenta inúmeros túneis decorrentes da extração do caulim a partir do século XVIII.

Mesmo em um rápido passeio pelo Parque Darke de Mattos, é evidente a presença de artefatos históricos e arqueológicos em seu solo, somado a todos as características físicas da paisagem, feitas por todas as influências antrópicas que a área já sofreu, especialmente no Morro da Cruz com a exploração de caulim.

O parque possui uma pequena praia, conhecida como “Prainha”, no qual, através de uma parceria entre o IEVA e o INEA, foi incluída como ponto de coleta para análise da balneabilidade da praia. Conforme consta na página da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Darke de Mattos, no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), originalmente, todas as ilhas e ilhotas da Baía de Guanabara eram recobertas por Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas e Formações Pioneiras de influência fluvio-marinha (manguezal e restinga), de acordo com a classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A cobertura vegetal da Ilha de Paquetá enquadrava-se nestes tipos, mas com a ocupação e interferência antrópicas, o ecossistema foi profundamente modificado.

Atualmente, o IEVA realiza atividades de conservação do imóvel administrativo do parque (e seu entorno), como também executa serviços pontuais de manutenção, como poda de árvores. Entendemos que temos que ampliar nossa atuação dentro do parque, e por isso, elaboramos o projeto “Conservação e Educação Patrimonial no Parque Natural Municipal Darke de Mattos, na Ilha de Paquetá”, que foi aprovado no art. 18 da Lei Rouanet.

Com essa aprovação, qualquer empresa de médio e grande porte que queiram patrocinar o projeto terão 100% do valor do patrocínio abatido no imposto de renda.

CONHEÇA MAIS SOBRE O

PROJETO APROVADO NA LEI ROUANET